10 de abril de 2012

El tercer idioma


    Não faz nem um mês que eu vi na internet, e infelizmente não consegui reacessar a fonte, uma matéria que dizia que o interesse pela língua portuguesa no exterior vem crescendo, já que aumenta a popularidade do nosso nobre Brasil lá fora. 


Pode até ser possível, mas eu não acredito que seja bem assim. Não que o Brasil não tenha de fato melhorado sua estima para os gringos, mas, vivendo numa cidade turística não é isso que eu vejo. Não; os europeus, americanos e asiáticos vem para cá com o espanhol na ponta da língua. Eu acredito que isso aconteça porque os outros países da nossa humilde América Latina também estejam mais pop: Argentina, México, Bolívia e Equador também são destinos anexados ao Brasil quando se trata de uma rota turística. Em muitos casos os turistas passam um único mês numa escala Rio de Janeiro-Foz do Iguaçu e já zarpam rumo Machu Picchu ou Buenos Aires.

E não é só isso. É cada vez mais notável a preferência da mídia pelo espanhol, depois do inglês. Ainda esse ano eu vi um popular canal americano no YouTube fazendo vídeos em versões em espanhol, sendo que o primeiro idioma que os americanos pensam em aprender é o espanhol. Se você busca exercitar um idioma em sites voltados para isso, não se iluda pois o português é um dos últimos idioma que você vai utilizar. Várias vezes eu acessei sites desse gênero e tive que falar em espanhol com gente de tudo quanto é canto do mundo (e o meu espanhol é péssimo). Geralmente quem se interessa são latinos de outros países e pessoas que já falam quatro idiomas ou mais.

Ou seja, o povo lá fora até se interessa pelo português, mas para eles aprender a nossa língua é que nem para nós aprender o alemão. O espanhol é uma língua mais cultural, enquanto o inglês é mais técnico. As pesquisas indicam que o espanhol se classifica entre as três línguas mais faladas do mundo - na frente até do inglês - enquanto o português fica em sexto, isso quando leva alguma consideração.

Fica a dica para quem se interessa em aprender um novo idioma, e ainda não fala nenhum: opte primeiro pelo espanhol ou inglês. Não vale cair na burrada de achar que o espanhol é um português mal falado e enrolar um portunhol, pois acredite, falantes nativos do espanhol geralmente falam bem melhor que nós, brasileiros. Se você se interessa pelo francês, alemão ou mandarim a dica é deixar para depois, a não ser que você queira falar sozinho(a).

Um comentário:

Bruna Araújo disse...

Adorei o blog, muito lindo mesmo, parabéns e sucesso.
Te convido a conhecer o meu blog, está rolando um sorteio de uma sapatilha linda, participe.

ontendency.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...