27 de abril de 2012

Como ser um bom leitor

Eu acho que deveria existir algum projeto, ou talvez já exista, estimulando não só a leitura como também a circulação de bons livros por preço acessível ou de graça. O Brasil precisa disso. Eventos literários só fazem atrair pessoas que lêem pouco para comprar livros e esquecê-los nas estantes, acumulando pó. Enquanto isso muita gente sem boas condições financeiras fica sem ler... Isso é fato. Eu passei minha vida toda lendo livros emprestados, e quando eu comecei a ter condições financeiras para adquirir eu não achei legal a ideia de ter que pagar antes de saber se o conteúdo vale a pena. Então... Eu anuncio que eu vou doar, não sei quando, provavelmente nas férias, grande parte dos meus livros. Você não precisa ter aquela pilha de livros consigo. Vai na biblioteca que, além de não precisar gastar horas tirando pó, e mais horas ainda procurando, você socializa. Quer ser um bom leitor? Se livre dessa ilusão burguesa de "cheiro de livro novo". Compre novo, compre usado, pegue emprestado, roube, faz download, ganhe, doe... Ler o livro é o que importa, não é? A literatura não a relíquias ou peças únicas, como as outras formas de arte... Eu só recomendaria a aquisição de livros para estudo, mas ainda assim eu acredito que eles desempenham melhor sua função social na fundação cultural. 
Uma pena que ninguém (se é que vai ter alguém) vai dar muita atenção para essa postagem, mas fica aqui a dica de três sites que disponibilizam centenas de obras na íntegra:

Vision Vox - 22.000+ obras

Projeto Gutenberg - 38.000+ obras

Domínio público - projeto governamental

2 comentários:

JP Josué Rocha disse...

Voltei para saber das novidades, post interessante tive um bom proveito. Seu blog é o meu favorito.Nova post lá no blog, passa lá. http://jpbigblog.blogspot.com.br/

JP Josué Rocha disse...

Voltei para saber das novidades, post interessante tive um bom proveito. Seu blog é o meu favorito.Nova post lá no blog, passa lá. http://jpbigblog.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...